CAMPO LAGOANO ESPORTE CLUBE
Campos
Publicado em 03/05/2024 14:50 - Atualizado em 08/05/2024 10:59
O Campo Lagoano Esporte Clube, localizado na BR-381 em Lagoa do Pau, foi construído no início da formação do Lagoa do Pau. No final da década de 1970 surgiu a partir de uma brincadeira entre os membros da comunidade de Lagoa do Pau, um time de futebol formado por homens que começaram a se reunirem para pequenas partidas em um dos terrenos da localidade coberto por colonhão que foi arrancado, onde fizeram um pequeno campo de futebol. As partidas de futebol foram se tornando um costume, que se consolidou em tradição local, e o time foi crescendo e se organizando ao ponto de realizarem torneios.
Conforme relatado pelo senhor Evaldo Silva de Oliveira (40 anos, presidente do Clube), o primeiro campo de futebol era localizado próximo a margem do Rio Piracicaba, e no ano de 1979 houve uma enchente que inundou o campo que deixou de existir. Mediante o incidente, o Deputado Estatual da época Doutor Geraldo Quintão se comoveu com a situação do time e cedeu por regime de comodato, um espaço em sua fazenda em Lagoa do Pau, para a construção de um novo campo de futebol.
Entretanto, no ano de 1990 o deputado Geraldo Quintão vendeu sua fazenda, e o time não pode mais utilizar o espaço cedido e ficou novamente sem campo de futebol, até que no ano de 1993 recebeu a doação de um terreno à beira da BR 381 com área de aproximadamente 6.210m² para a construção de um campo de futebol pela senhora Benedita André da Silva Rosa (prima do senhor José Rosa de Oliveira). O senhor José Rosa de Oliveira, relata que a senhora Benedita recebeu este terreno como herança de família, e o doou para o time posta a importância do time para a comunidade local. Foi construído no ano de 1993 o Campo Lagoano Esporte Clube, no terreno doado, com apoio da Prefeitura Municipal de Jaguaraçu e da comunidade por meio de voluntariados, sendo o espaço utilizado até os dias atuais para jogos e como sede do Clube.
Referências bibliográficas:
Depoimentos concedidos e registrados no inventário de patrimônio cultural de Jaguaraçu
por Assessoria de Comunicação